Associação
Fraternidade

Fraternidade /

Artigos

22/08/2017
Como ser uma Árvore?
Aos poucos consegue Florecer
 Uma árvore é chamada a vida… logo, ela precisa de cuidados... precisa de água do batismo, terra do evangelho e sol da caridade. Assim ela vai crescendo cheia de alegria e mesmo assim, ela tem que enfrentar também as noites escuras, frias e os perigos dos incêndios... as manhãs de sol com a intensa escuridão... também passa noites de intenso sol.

Vai crescendo a cada dia, enfrentando seus medos... chega então o grande dia, de enfrentar a tesoura do podador... penso que seja a parte mais dolorida: cortar galhos... aqueles que já conhecemos... vaidade, orgulho, desamor (Qual galho eu preciso cortar??).. se diminuir, se tornar menor, para dá espaço aos brotos... brotos da mudança, da transformação, do nascimento das folhas novas.. ( Quais folhas novas eu preciso que nasça para me tornar uma pessoa melhor?? É preciso dor, coragem...)
Com um pouco mais de tempo a árvore se veste com uma nova folhagem e percebe que já pode oferecer sombra (Já produzo sombra? Para quem?) ... só a partir dessa percepção ela consegue aos poucos florescer, tornar-se mais bela, com aroma agradável...que atrai novos seres.. e mesmo assim, bonita ela continua passando  pelas noites de turbulência, frio, medo... (mesmo chegando até aqui quais os meus medos???) Apesar de tudo, ela tem um novo olhar... ela já sabe que  que o sol virá, que os amigos terá... ela também já sabe que terá que dá sombra ao lenhador... mesmo assim, ela não esconde sua beleza... tão florida, tão cheia de vida...

Mais dias se passam e os primeiros frutos já podem ser colhidos (onde percebo os frutos do meu trabalho??)... E a árvore não nega seu alimento a família daquele lenhador, saboreia seu fruto com tanta fome... depois de algum tempo ela percebe que precisa derrubar alguns frutos que não conseguiram cair... que necessitam ser derrubados aqueles mais ocultos, íntimos ...que estão impregnados que estão apodrecendo... ...(Será que se tem algum fruto que precisa ser derrubado?? Qual será??) ... Com a ajuda do irmão vento ... o Vento impetuoso ela consegue derrubar todos... e mesmo caídos ela inda terá que por algum tempo conviver com o mal cheiro dos frutos estragados... Só depois compreenderás que aquele alimento estragado se tornará sustendo... adubo, força, mais vitalidade... perceberás também que  naquele fruto se guardava uma semente.. parte da sua parte, tornando em ensinamentos, superação, aceitação... vida nova que parte de si.... Então a árvore percebe que esse chamado a vida tem seu processo de dores e belezas... ela se prepara para cumprir sua missão, sua doação total... pois compreende seu papel no mundo de tal forma que se doa por completa nas mãos do lenhador... para aquecer  a vida de outras pessoas, aquecer o alimento que sustenta aquela família... tendo a total certeza que a água do batismo, a terra do evangelho e o sol da caridade... foram de grande importância para uma vida. 

Um abraço Fraterno.
Postulante Rogério Ribeiro Pereira

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas