Associação
Fraternidade

Fraternidade /

Artigos

06/01/2018
Epifania do Senhor
Vinde todos ao Encontro.
 EPIFANIA DO SENHOR

Paz e Bem

                Nesse fim de semana a Igreja celebra a Epifania do Senhor, primeiramente precisamos saber o que significa: do grego: Ἐπιφάνεια, : "a aparição; manifestação, é uma manifestação de Deus.

            Sabemos que os magos atentos aos sinais, foram de forma muito simples guiados pela Estrela, deixaram o conforto de suas vidas, e saíram de si adentrando um caminho desconhecido, para encontrar o menino e adora-lo. Como isso muitas vezes em nossos dias é difícil, primeiro que não conseguimos muitas vezes perceber “as estrelas” os sinais de hoje, que grita para nos levar até Deus, sair de si, se aventurar nessa estrada de altos e baixos, de noites escuras e dias claros da fé, só é para aqueles que tem coragem de cada instante sair, fazer caminho se tornar caminhante.

            Eles foram cada um levando um pouquinho de si, levando algo para oferecer ao menino frágil da manjedoura, um Deus  escondido, um Deus povo, pobre entre os pobres. Foram mesmo sobre a desconfiança de Herodes que tinha interesses para matar o menino, mesmo assim não se intimidaram. Sabe fico pensando o que cada um pensava nesse caminho do desconhecido, mas eles não esmorecerem no meio do caminho, pois estavam com os olhos na Estrela, estavam olhando para o alto, esse é o grande desafio de nossa caminhada de fé, olhar para o alto, não ficarmos sucumbidos em nós mesmo ou outras coisas é preciso transcender.

            Eles entraram na casa, onde o menino estava com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Essa atitude de prostração é um gesto sublime, um gesto tão sagrado num lugar tão simples, num estábulo, isso nos ensina que podemos adorar em qualquer lugar o rei dos reis.

Depois, num gesto fraterno de acolhida, alegres por essa experiência tão bela foram abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.

Segundo São Gregório Magno: "Os Magos que adoram o Cristo também O proclamam com presentes místicos: que Ele é rei, com o ouro; que é Deus, com o incenso; e que é mortal, com a mirra. De fato, são muitos os hereges que acreditam em Deus, mas de modo algum acreditam que Ele reina em todos os lugares. Esses certamente Lhe oferecem incenso, mas o ouro não querem ofertar. São muitos também os que O estimam como rei, mas O negam enquanto Deus. Esses, como se pode ver, oferecem-Lhe ouro, mas o incenso não querem ofertar. Há muitos, enfim, que O exaltam tanto como Deus como quanto rei, mas negam que Ele tenha assumido a carne mortal. Esses oferecem-Lhe muito ouro e incenso, mas a mirra da mortalidade assumida não querem ofertar. Nós, ao contrário, ao Senhor que nasce ofereçamos ouro, a fim de confessarmos que Ele reina onde quer que seja; ofereçamos incenso, para crermos que aquele que apareceu no tempo é o Deus que existe antes dos tempos; e ofereçamos mirra, para crermos que também assumiu a nossa carne mortal aquele em cuja divindade impassível acreditamos."

Por isso amados irmão tenhamos coragem vamos ao encontro do menino levando cada um pouquinho de si, e oferecemos adoremos ao verbo encarnado e peçamos ao Espirito Santo que tire tudo que nos impede de sairmos de nós mesmo, de vermos os sinais de Deus, tudo é Epifania uma manifestação de Deus vinde, você também é uma epifania Deus se manifesta em nós, basta que deixemos sermos tocados pela simplicidade do menino da manjedoura. E tenhamos coragem como os magos: Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.

Pois quem encontra Jesus sempre volta por outro caminho.

Um fraterno abraço.

Frei Joel Souza, fnpd

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas