Associação
Fraternidade

Notícias

30/05/2017
Tratamento contra vício de álcool e drogas aumenta em Prudente
Dados são referentes aos atendimentos realizados nas três comunidades terapêuticas mantidas pela ALSF na região
O número de pacientes que buscam tratamento contra o vício do álcool e das drogas aumentou 8,6% num comparativo entre os anos de 2015 e 2016. Os dados são relacionados aos atendimentos realizados nas comunidades terapêuticas mantidas pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF), na região de Presidente Prudente e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

 

As três comunidades, que oferecem apoio multiprofissional aos assistidos, registraram 450 novas internações em 2016, contra 414 em 2015, revelando um aumento de 8,6%. No ano passado, 25,1% dos assistidos concluíram o tratamento até o final e receberam alta melhorada. Já em 2015, o índice foi maior, alcançando a casa dos 31,8%.

 

O motivo da crescente está atrelado ao volume de pacientes que buscam, por triagem, o atendimento no AME de Presidente Prudente, que funciona como Ambulatório de Álcool de Drogas, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. De acordo com a coordenadora do serviço, Márcia Braga da Costa, em 2016, além dos encaminhamentos para as comunidades terapêuticas, o ambulatório de triagem foi o responsável por mais de 1.260 atendimentos. No ambulatório, a família dos assistidos também recebe apoio diário por uma equipe multiprofissional, inclusive pela Pastoral da Sobriedade.

 

“Por meio de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros, o ambulatório avalia o histórico de cada assistido e, quando necessário, com a consciência e aceitação, encaminha para as comunidades terapêuticas. Porém, muitos pacientes são tratados no próprio ambulatório e, com as atividades diárias, nem precisam ser internados”, explica Márcia.

 

Triagem para internação

O Ambulatório de Álcool e Drogas é responsável pela triagem dos pacientes que desejam tratamento, seja ambulatorial ou internação. No entanto, em muitos casos o acompanhamento ambulatorial já se faz necessário. Para ter acesso basta ir até o AME de Prudente entre as 19h e 22h, de segunda a sexta-feira. Não há necessidade de encaminhamento. O telefone para contato é o: (18) 3918-9850.

Comunidades terapêuticas

Em Pirapozinho, o Lar São Miguel Arcanjo na Providência de Deus acolheu 275 assistidos homens nos anos de 2015 e 2016. Já o Lar Nossa Senhora do Carmo na Providência de Deus, em Álvares Machado, que também atende assistidos masculinos, foi o responsável por 415 atendimentos nos dois anos e o Lar Santa Teresinha do Menino Jesus na Providência de Deus, localizada no distrito de Montalvão, comunidade feminina, registrou 173 atendimentos no mesmo período.

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus mantém e administra uma das maiores redes de atendimentos álcool e drogas no país, com mais de 800 leitos de internação para tratamento, entre comunidades terapêuticas, ambulatórios e hospitais especializados. Apenas na região de Presidente Prudente, são quase 200 leitos gratuitos.

 

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas