Associação
Fraternidade

Notícias

02/02/2018
Mutirão voluntário de cirurgias em Juruti/PA realiza 473 atendimentos
Esse é o 9º mutirão realizado na região Amazônica pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

Seis médicos do Hospital Regional de Presidente Prudente "Doutor Domingos Leonardo Cerávolo" embarcaram para uma importante missão a 2300 quilômetros de casa e realizaram 473 atendimentos para a população de Juruti/PA, cidade localizada na região Amazônica. De maneira voluntária, eles realizaram o 9º mutirão de cirurgias promovido pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, no Hospital 9 de abril na Providência de Deus.


A equipe realizou 295 consultas entre oftalmológicas, de ortopedia e mais de 80 atendimentos em anestesia. Foram 95 cirurgias, das duas especialidades, sendo 81 apenas de catarata. Uma das pacientes beneficiadas com essa ação, foi dona Maria José Gomes da Silva, de 100 anos, que há tempos não tinha acesso aos médicos especialidades e estava com a visão completamente comprometida, devido uma catarata avançada nos dois olhos. “Agora estou enxergando, graças a Deus”, disse ela após a recuperação do procedimento.


Domingos Farias, de 48 anos, foi outro caso que surpreendeu a equipe médica. Ele foi vítima de um acidente, teve a perna esquerda fraturada, chegou a ser atendimento em um hospital da região, mas não conseguiu ter mais acesso a unidade e estava com pinos na perna há um anos e seis meses. “Eu sou da comunidade Curuai/PA, próximo a Santarém/PA e não consegui mais voltar ao médico para tirar [os ferros de minha perna]. Trabalho na roça. Tenho sete filhos e estou sem trabalhar todo esse tempo. Eu chorava de dor com os ferros na perna e agora consegui resolver minha vida”, desabafou.


Farias ficou sabendo da realização do mutirão por um amigo e foi até o Hospital 9 de Abril. Toda equipe ficou surpresa com sua história, analisaram o caso e decidiram pela retirada dos pinos.


Um terceiro caso ganhou repercussão entre a comunidade. A adolescente Adriane Sousa da Silva, de 15 anos, estava com um exerese de tumor conjuntival. Trata-se de uma membrana que cobre a parte branca dos olhos, deixando a visão embasada, comprometendo-a totalmente com o passar do tempo. O tumor foi removido e Adriane voltou a enxergar normalmente.

 



Equipe médica


Participaram dessa missão os oftalmologistas Alcides Frazzato, Carolina Bonini, Máximo Manoel e Vitor Camacho, o ortopedista Paulo Bonini e o anestesista Gustavo Maretti. Eles embarcaram em Presidente Prudente no dia 26/01 numa viagem de mais de 20 horas até Juruti/PA. O mutirão foi concluído nessa sexta-feira (02/02).


A médica oftalmologista Carolina Bonini, está indo pela segunda vez à Juriti/PA. Para ela, depois do impacto com uma realidade ser tão diferente, dessa vez está indo com o objetivo de atender mais pacientes que a primeira. “A primeira vez foi uma experiência de vida. É, realmente, uma região muito diferente. Dessa vez, sabemos o que está nos esperando e qual é a expectativa da população”, afirma. 



Atuação em Juruti 


Desde maio de 2015, a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus já realizou oito mutirões no Hospital 9 de abril na Providência de Deus, em Juruti/PA. Todos com colaboradores que se despuseram ir de maneira voluntária. Para esses trabalhos, foram enviadas equipes do Hospital Regional de Presidente Prudente, Hospital João Paulo II na Providência de Deus, de São João do Rio Preto e do Hospital Universitário de Bragança Paulista. 

 

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas