Associação
Fraternidade

Notícias

15/08/2018
Frades Franciscanos professam votos perpétuos
Onze jovens vão responder ao chamado religioso franciscano onde se comprometem aos votos de pobreza, castidade e obediência e um será apresentado ao ministério de acolitato
A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, com sede em Jaci/SP, está em festa. Onze jovens frades vão dar um passo a mais na vida religiosa. Neste próximo domingo (19/08), ele professam os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência.

A solenidade será na catedral de São José do Rio Preto e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Tomé Ferreira da Silva, na presença do guardião geral e fundador da fraternidade, Frei Francisco Belotti. A consagração será definitivamente ao serviço de Deus.

Os religiosos se comprometerão para sempre a viver unicamente e inteiramente para Cristo, em um seguimento livre e radical.

Na vida consagrada, a profissão pública solene é o último degrau para o religioso que deseja unir-se a Deus de forma definitiva. Ela encerra o primeiro período formativo do candidato – que após o ingresso na família religiosa passou por intenso processo de formação, nas etapas de aspirantado, postulantado, noviciado e juniorato.

O juramento é realizado publicamente, diante da Igreja enquanto povo de Deus, para que seja testemunhado o compromisso daqueles que assim prometem. É o fim de um  caminho de enamoramento e o início de uma caminhada que não terá fim; já não se caminha, porém, sozinho: “Não sou mais eu que vivo; é Cristo que vive em mim.” (cf Gl 2,20).

Em sua carta circular aos Consagrados, o Papa Francisco descreve os religiosos como homens e mulheres capazes de “despertar o mundo”. E fazem-no a partir de seu testemunho alegre, apaixonado e entregue. Tal disponibilidade de amor e de serviço é a essência da profissão solene.

A fidelidade ofertada diante do altar é profecia em um mundo volátil, ameaçado pelas relações frágeis e pela lógica do consumo descartável. Ao se prostarem diante do altar, em sinal de despojamento total, confiança e abandono, os religiosos dizem ao mundo que existe um valor maior, um Amor maior que dá sentido à vida e plenifica a existência.

Para a Igreja, a profissão do voto perpétuo concretiza a continuidade do seguimento das pegadas de Cristo. Ele é o modelo de pobreza, castidade e obediência. Comprometer-se com a vivência dos votos é comprometer-se a imitar Jesus, vivendo o Evangelho e propagando o Seu Reino.

Para a Fraternidade São Francisco de Assis, o momento é de grande festa. A profissão significa a perpetuação do carisma, que se fortalece ainda mais através do Sim de cada frade. A Igreja recebe como dom novos filhos, dispostos a entregarem-se a serviço da vida, repetindo o abraço de Francisco de Assis no irmão leproso de hoje, sendo instrumento da paz e do bem
.

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas