Associação
Fraternidade

Notícias

10/09/2018
Barco Hospital está nos ajustes finais
Quando estiver pronto, hospital flutuante passará por 30 dias de testes

Está na reta final a construção do Barco Hospital Papa Francisco, projeto criado pela Associação Lar São Francisco de Assis, de Jaci. Em visita ao estaleiro da Indústria Naval do Ceará (Inace), na última quarta-feira, 5, o Frei Francisco Belotti, presidente da associação, entrou pela primeira vez na embarcação, em Fortaleza, e confirmou o avanço de 80% da obra, que deve ser entregue em janeiro do próximo ano.


"Foi um momento de muita emoção. Você sonha um projeto na cabeça e depois confronta com a realidade da região que estamos e sente a necessidade daquelas pessoas. Depois, vai vendo aquele projeto acontecer aos poucos, a aprovação, a busca do recurso e etc. É uma emoção muito grande poder estar lá dentro", disse o frei.


Quando estiver pronto, o Barco Hospital passará por 30 dias de testes. Não havendo correções para serem feitas, a partir de fevereiro as primeiras expedições pela região das comunidades ribeirinhas da Amazônia, que têm acesso restrito aos hospitais, serão feitas. "Todos os andares estão prontos e a parte de mobília está toda montada. Entramos em todos os andares. Nesse momento eles estão colocando uma massa isolante dentro do navio todo para depois começar a revestir. Há ainda questões como oxigênio, água, esgoto, parte elétrica e energia solar, enfim, tem um monte de coisas que precisam ser feitas, mas já estamos com praticamente 80% pronto", explicou Belotti.


Segundo o Frei, todos os equipamentos fixos, como raio-x, mesa cirúrgica, foco cirúrgico, mamógrafo, já estão no estaleiro aguardando para serem fixados. "Existem experiências de outros grupos, mas pelo que a Marinha disse, nem seus navios estão equipados como o nosso. O secretário do Estado do Pará disse que 80% dos hospitais do Pará não têm o que esse barco tem", disse.


Encontro


Frei Francisco também ressaltou o encontro com o procurador federal Ronaldo José Lira, do Ministério Público do Trabalho, da 15ª região de Campinas, um dos integrantes da comissão que aprovou o projeto do Barco Hospital. Serão investidos R$ 24,5 milhões na construção. Os recursos são de indenização de dano moral coletivo firmado em 2013 pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o MP com as empresas Raízen Combustíveis (antiga Shell Química) e Basf.


"Ele é a alma do projeto. Ele abraçou o projeto de coração e lutou para isso acontecer. Ele ficou muito emocionado de ver o projeto acontecendo porque esse Barco/Navio Hospital tem todos os requintes de qualquer navio. É carimbado pela Marinha do Brasil. Nós vamos sair com o alvará da Marinha. Então, dá uma segurança muito grande. Foi muito bonito o momento que a gente viveu", finalizou.


Inspiração


A ideia da construção do Barco Hospital Papa Francisco, além de ser um pedido do pontífice, nasceu da necessidade de atender as comunidades. "Em Juruti e Óbidos, no Estado do Pará, nós já levamos médicos e enfermeiros para fazer os mutirões. Só que as pessoas têm dificuldades de chegar até lá. Então, eu pensei: Por que o barco não vai até eles? Foi aí que nasceu a ideia, da necessidade, já que o transporte lá é muito difícil", afirmou o Frei Francisco.


Durante as expedições, duas ambulâncias seguirão a embarcação, sendo que uma irá à frente para organizar e cadastrar as pessoas. O hospital flutuante terá 32 metros de comprimento e oito de largura. Uma autonomia de dez dias e espaço para dez tripulantes e 20 profissionais de saúde, capacidade para atender mais de 30 pessoas simultaneamente.



 
Texto: Marcelo Schaffauser
Diário da Região, publicado em 09 de setembro de 2018
https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2018/09/cidades/regiao/1121335-barco-hospital-esta-nos-ajustes-finais.html
Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas