Associação
Fraternidade

Notícias

25/03/2020
Humanização e intervenções psicológicas frente ao coronavírus
Os colaboradores devem estar fortalecidos e bem orientados quanto ao aos cuidados e precauções no ambiente de trabalho
No último dia 11, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a Covid-19, nova doença causada pelo novo coronavírus, é uma pandemia. Devido ao avanço da doença no Brasil, os profissionais da saúde, que estão na linha de frente do problema mundial devem estar preparados para lidar com as reações emocionais intensas.

Sendo assim, em uma de nossas unidades o Hospita Lar Irmã Dulce em Pirajuí-SP, um hospital específico que lida especialmente com pacientes geriátricos e neurológicos que estão potencialmente no grupo de risco do novo coronavírus. O setor de psicologia do Hospital através da psicóloga Flávia Regina Bertinatti, iniciou um atendimento psicológico breve aos colaboradores, com o objetivo da acolhida, escuta e orientações, nesse momento de crise devido a pandemia, os colaboradores devem estar fortalecidos e bem orientados quanto ao aos cuidados e precauções no ambiente de trabalho.

Foram formados pequenos grupos de colaboradores para serem passadas informações mais precisas sobre o coronavírus, e também dicas de como filtrar os conteúdos, impor limites aos pensamentos vitimistas no qual distorcem a realidade dos fatos e podem gerar mais stress.
“O isolamento social não é uma punição e sim uma prevenção necessária nesse momento, dicas do uso da tecnologia para encontros com familiares e amigos por vídeo e atividades manuais em casa para passar tempo, aliviam o desconforto” diz a psicóloga.

O medo é provocado por uma enxurrada de informações, criadas muitas vezes por fakenews, que chegam a todo instante, pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, agravando mais o estado emocional crítico dos esses profissionais da saúde, diante desses atendimentos psicológicos que foram iniciados essa semana, houve a percepção da mudança de comportamento dos colaboradores que participaram das orientações, notou-se uma maior tranquilidade e motivação frente a atual problemática. 
Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas