Associação
Fraternidade

Notícias

01/09/2020
Papa Francisco doa equipamentos de saúde para Hospital São Francisco, no Rio de Janeiro
A entrega foi oficializada essa semana pelo Cardeal Orani Tempesta
Segundo país mais afetado pela pandemia, o Brasil contou com um reforço singular no combate ao coronavírus. Além de interceder pelos brasileiros e por todo o mundo, o Papa Francisco fez a doação de 18 respiradores e seis aparelhos de ultrassom portáteis aos hospitais brasileiros, no intuito de contribuir no tratamento e na terapia intensiva de pacientes vítimas da Covid-19.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a unidade contemplada foi o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), que recebeu quatro ventiladores e um aparelho de ultrassom. Os equipamentos foram enviados pelo Pontífice através de uma parceria entre a Santa Sé e a empresa Hope Onlus Association.

A entrega oficial dos aparelhos aconteceu durante uma cerimônia na praça do hospital, seguida de uma missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, na manhã do dia 30 de agosto. “Rezamos na intenção de todos os benfeitores que tornaram possível a doação desses equipamentos. Graças à intercessão do Papa Francisco e a sua preocupação com o mundo inteiro, muitos lugares do mundo recebem esses aparelhos. E, hoje, nós também somos contemplados, através da Hope Onlus Association, que tem trabalhado para responder aos apelos do Pontífice”, afirmou o cardeal. 

Na ocasião, Dom Orani ressaltou que “o Santo Padre tem atuado em várias frentes do mundo inteiro, com doações em dinheiro e materiais. Os respiradores são aparelhos que o Pontífice tem enviado para muitos países. É uma alegria poder ver a benevolência do Papa e da empresa Hope, a qual financiou os aparelhos”, disse. 

Representando a empresa Hope Onlus Association, Antônio Guizette apontou três protagonistas nesse processo de doação. “Esse é o final de uma história de solidariedade com três protagonistas importantes: os bispos do Brasil, que evidenciaram necessidade de equipamentos para o país; o Papa, que entendeu a solicitude dos bispos, e a Hope, que foi o instrumento operacional para realizar essa missão. Agradeço aos filantropos italianos que possibilitaram a compra das máquinas mais sofisticadas do mercado. Esses aparelhos podem ajudar a salvar vidas, isso para nós é um orgulho. Além disso, esse é um hospital que faz muito com pouco. Agradeço a todos pela ajuda que é muito preciosa para o Rio de Janeiro”, frisou.

Para o diretor do HSF, frei Paulo Batista, a doação é uma confirmação da missão do hospital e do carisma dos membros da fraternidade. “Isso reforça o nosso coração o sentido de ser Igreja. Não somos um hospital isolado ou um mero local de assistência, mas, sobretudo, uma ação evangelizadora. Quando o Papa nos escolhe, ele confirma nosso carisma, nossa ação e nos convida a sermos melhores ainda como evangelizadores e um saúde de assistência.

Ele também recordou os primeiros passos da pandemia no hospital. “No mês de março, ainda no início da pandemia, chegamos a ter cinco Centros de Tratamento Intensivos (CTIs), totalizando 50 leitos, todos destinados aos pacientes com covid. Além disso, quatro andares também foram disponibilizados, tendo, assim, 40 leitos para as unidades em apartamentos e enfermarias”, lembrou.

Segundo ele, a pandemia foi um período dificultoso, porém, repleto de aprendizado. “Esse período de pandemia nos fez sofrer muito, com situações de perdas de amigos, profissionais que adoeceram, muitas pessoas que lutaram pela vida e partiram. Mas o bonito é ver que os profissionais das mais diversas áreas deram o melhor de si, numa assistência humanizada e espiritualizada, e vimos o milagre acontecer, principalmente o da união e da partilha. Eles se doaram, renunciaram momentos com a família, fins de semana e foram além de um mero cumprimento de horário”, exclamou.
 
Embora os números da covid no Brasil ainda sejam alarmantes, frei Paulo sinaliza uma esperança em virtude da redução do número reduzido infectados no hospital. “Atualmente, fechamos vários setores da covid e outros migraram para a clínica geral e outras atividades. Temos apenas nove pacientes no setor de coronavírus e seis pacientes nas unidades. Não significa que todos estejam positivados. Estão em tratamento, sendo analisados. Mas isso aponta para uma grande redução no número de casos no hospital”, reforçou.


 
Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas