Associação
Fraternidade

Notícias

16/09/2020
HUSF terá projeto-piloto pioneiro na saúde latino-americana
Hemotransfusão em ambiente pré-hospitalar será implementada a partir do dia 22/9
O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus será protagonista de um projeto-piloto pioneiro na saúde latino-americana. Em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bragança Paulista-SP, nossa instituição fornecerá bolsas de sangue O(-) para a realização de hemotransfusão em ambiente pré-hospitalar. Tal dinâmica de socorro, segundo a literatura médica mundial, é praticada por apenas 15 países – nas Américas, é cumprida somente nos Estados Unidos e no Canadá.

Idealizador do projeto-piloto, Dr. Lucas Certain, coordenador médico do SAMU, pensou em trazer a hemotransfusão em ambiente pré-hospitalar ao Brasil após visita à Austrália, em maio de 2019, onde conheceu de perto a execução do serviço e os benefícios por ele trazidos para a otimização dos protocolos de atendimento.

“Logo que verifiquei como o processo era executado na Oceania, entrei em contato com o Dr. Bruno Benites, então coordenador do Hemonúcleo do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, para que pudéssemos contemplar a Região Bragantina com um serviço inédito e de suma importância no contexto de atendimento médico de urgência. Assim, trabalhamos de forma intensa nos últimos 16 meses para adaptação e implementação do projeto-piloto, respeitando as legislações municipais, estaduais e os pré-requisitos da Anvisa”, explica.

A hemotransfusão em ambiente pré-hospitalar, que estará disponível a partir do dia 22 de setembro, terça-feira, contemplará situações de choque hemorrágico ou hemorragia severa (incluindo politraumas, hemorragia digestiva (alta ou baixa) e sangramento puerperal) e será executada por uma viatura de suporte avançado, que será alocada em Bragança Paulista-SP – mas com capacidade para atender ocorrências nos 11 municípios da Região. O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus tornará viável o atendimento fornecendo duas bolsas de sangue O(-) (popularmente conhecido como doador universal) ao SAMU a cada 72 horas (de acordo com a capacidade do estoque do Hemonúcleo Regional).

“O projeto-piloto representa um marco para nosso continente. Ao permitir que o paciente receba sangue no local da ocorrência (antes, portanto, de chegar ao Hospital), poderemos salvar ainda mais vidas. Todavia, neste cenário, é fundamental salientar a importância das doações. Mais do que nunca, precisaremos de bolsas para manter o planejamento viável”, salienta o Dr. Paulo Vittor Peres (CRM 186.776), médico coordenador do Hemonúcleo Regional do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, antes de comentar as particularidades do atendimento.

“O processo contará com uma caixa capaz de manter o sangue em temperatura ideal (2ºC a 6ºC) por, pelo menos, 72 horas. Durante a operacionalização, as bolsas serão devolvidas pelo SAMU ao nosso Hemonúcleo às segundas, quartas e sextas, porém, não serão descartadas, pois os hemocomponentes seguirão dentro do prazo de validade. Desta forma, faremos, apenas, a reposição, mantendo os protocolos de refrigeração adequados”, detalha.

Fonte: Assessoria de Comunicação HUSF

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas