Associação
Fraternidade

Notícias

10/06/2022
Barco Hospital Papa Francisco conclui 52º expedição
Foram realizados mais de 5.200 atendimentos na Região do Aritapera e do Urucuritiba
O Barco Hospital Papa Francisco concluiu sua 52º expedição na última terça-feira, (08), que se iniciou no último dia 1° e atendeu 14 comunidades da Região do Aritapera e outras 7 da região do Urucuritiba, regiões que fazem parte do município de Santarém, e após atender as duas regiões, entre consultas e procedimentos realizados, foram mais de 5.200 atendimentos.

Um projeto da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), leva atendimentos de saúde para as pessoas que moram em lugares de difícil acesso.

Nessa 52º expedição foram realizadas 800 consultas médicas, das quais 318 em clínica geral, Oftalmologia 155, Ortopedia 126, Ginecologia 119, Anestesiologia 34 e cirurgia 48. Na parte odontológica, foram 390 procedimentos, divididos em 108 consultas e 282 procedimentos, foram realizados também 1560 exames laboratorias, 46 mamografias, 52 eletrocardiogramas, 193 oftalmológicos, 327 raio – x e 197 ultrassonografias. No serviço de farmácia foram 612 atendimentos que incluíam orientação e dispensação de medicamentos. O Barco Hospital também possui estrutura para realização de cirurgias, que foram divididas em 34 de baixa complexidade e 25 de média complexidade, e houve 42 internações, sendo 20 clínicas e 22 cirúrgicas. Foram entregues nessa expedição 79 óculos de grau, na triagem de Enfermagem foram 908, totalizando 5.265 atendimentos, e 1.052 refeições servidas.

“Essa expedição confirmou ainda mais a vocação do Barco Hospital em levar atendimento de saúde de qualidade para nossos irmãos e irmãs ribeirinhos. Como estamos em um período de cheia, tivemos muitas dificuldades de nos locomover e estar ainda mais próximo das comunidades, mas conseguimos estabelecer uma estrutura que possibilitou acolher e acomodar as muito bem. As pessoas nos receberam muito bem, é uma satisfação realizar esse projeto”. Comentou Frei Afonso Obici, coordenador das atividades no Barco Hospital Papa Francisco.

A Dra Luísa Pazeli – cirurgia geral, agradeceu sobre a experiência dentro do Barco Hospital, “Muito obrigada a cada um por essa semana tão maravilhosa e marcante em minha vida. Com certeza mudou o meu modo de pensar e me deu mais uma luz de esperança de que o mundo realmente é um lugar bom e com pessoas boas. Aprendi muito com cada um de vocês.”

A Dra Andréa Costa – oftalmologista, também manifestou sua satisfação em ter participado dos atendimentos no Barco Hospital, “Obrigada a todos por essa expedição incrível que encheu meu coração de alegria, aprendi muito, e estou indo pra casa com a sensação de que quero poder voltar, foi uma experiencia única, Gratidão imensa”. Concluiu.

O Dr Antônio Cyrillo – ultrassonografista, falou sobre os trabalhos na expedição, “Eu tenho que agradecer pela oportunidade de que nos deram para crescermos no espírito, na religiosidade, na caridade e no amor ao próximo. Tenho absoluta certeza que ajudei um pouquinho e que Aprendi Muito, e espero ter chance de novamente retornar”. Finalizou.

Desde o primeiro momento em que foi anunciada a ida do Barco Hospital para a expedição, a Agente Comunitária de Saúde de Aritapera, Sidyelle Simara, comentou sobre sua alegria,”Fiquei muito feliz compartilhei com minha comunidade e todos ficaram anciosos, esses dias de atendimentos foi uma benção para nossa população, como ACS trabalhamos com orientação e prevenção, acompanhamos diariamente as dificuldades de nossos comunitários pr chegar a ter um atendimento de saúde, pois, muita das vezes não tem recursos financeiros e com a vinda do BHPF uma luz se acende para quem mais precisa. Foi algo inédito pra nossas famílias ribeirinhas todos ficaram maravilhados e satisfeitos com o atendimento humanizado que receberam. A Região do Aritapera só agradece”. Ressaltou.

Somando todas as expedições realizadas desde o início do projeto em 2019 até hoje, já foram realizados 257.160 serviços de saúde para as comunidades ribeirinhas do Pará. Ainda em junho ocorrerá a 53ª expedição do Barco Hospital Papa Francisco, entre os dias 22 e 29, a embarcação estará no município de Prainha, na região do Baixo Amazonas. Outras 11 expedições estão agendadas para serem realizadas até o final de 2022.

Fonte: Diocese de Óbidos-PA

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas