Associação
Fraternidade

Associação /

Missão Brasil / Haiti

Repetir o abraço de São Francisco no povo haitiano

Educação, Saúde e Nutrição é a nossa missão com a população haitiana.

Curar, aliviar as dores, alimentar, instruir, educar... “quando fizerdes isso ao menor dos meus irmãos, é a Mim que fizestes”, diz  Jesus no Evangelho de São Mateus. Essa é a busca da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Haiti: ver no rosto de cada irmão haitiano a face de Cristo. E cuidar de todas as suas chagas, tal como Maria aos pés da cruz.

O Haiti é o País mais pobre das Américas. Todos os serviços de saúde e educação são pagos; restam à população carente o apoio prestado por entidades religiosas ou não-governamentais. A nutrição é um desafio diário: uma em cada três crianças haitianas com menos de cinco anos são desnutridas. Elas têm de cinco a oito vezes mais risco de morrer de doenças como diarreia e sarampo.

A Casa São Francisco de Assis na Providência de Deus tem as portas abertas para crianças, gestantes e seus familiares, que precisam de atendimento médico, alimentação e educação. Todos que passam por lá recebem um prato de comida e também os medicamentos necessários para o tratamento de saúde.

Além do atendimento na Casa São Francisco, os frades e irmãs – que são enfermeiros, psicólogos e pedagogos – vão até os Acampamentos de Desabrigados do terremoto para socorrer os doentes e levantar as principais necessidades das pessoas.

HISTÓRIA

Qual o lugar do homem? Onde seus irmãos precisam dele.”                        

A frase de Madre Teresa de Calcutá é a inspiradora da Missão da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Haiti. O país mais pobre do continente foi devastado por um forte terremoto em janeiro de 2010, e as condições de vida – que já eram precárias – pioraram ainda mais.

Frei Francisco viu no sofrimento dos Haitianos um apelo da Divina Providência. Em 2010, a Associação e Fraternidade comemoravam 25 anos de vida, e interiormente ele pensava em como agradecer por esta caminhada. A notícia e as conseqüências do terremoto o motivaram a repetir o abraço de São Francisco de Assis no povo haitiano.

Em fevereiro de 2011, os primeiros missionários – Frei Gabriel e Frei Davi – partiram para Porto Príncipe. Desde então, os religiosos coordenam a Casa São Francisco de Assis na Providência de Deus, que conta também com a presença das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.

NOSSO TRABALHO

Uma vez por semana, médicos voluntários atendem crianças e gestantes. Os frades e irmãs enfermeiros auxiliam o atendimento.
As irmãs pedagogas se responsabilizam pela escola. Jovens haitianos voluntários assumem as aulas, para que os mais pobres entre os pobres tenham também direito de estudar. 

Aos sábados, recebemos mais de 650 crianças para atividades recreativas, educativas e catequese. Os missionários relatam que este é o dia mais esperado pelas crianças, por ser o único da semana em que elas vão comer ao menos um prato de comida.

Todos os que passam pela Casa São Francisco recebem alimentação. Uma padaria industrial produz pão para todos os doentes, alunos e pessoas que passarem por lá. Periodicamente são realizadas confraternizações que reúnem as famílias do bairro. 

Em 2015, iniciou os atendimentos odontológicos, com a chegada de um frade dentista, que proporciona tratamento dentário aos necessitados.

APOIO

A Missão tem o apoio da Cáritas do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e de centenas de colaboradores brasileiros, que decidiram abraçar conosco a causa daqueles que são os mais pobres entres os pobres. Você também pode colaborar!


FRATERNIDADE HAITIANA

Assim que a Fraternidade iniciou sua missão no Haiti, alguns jovens passaram a procurar a Casa São Francisco de Assis com o desejo de se tornarem religiosos franciscanos. As vocações foram mais um sinal da Divina Providência confirmando a missão.

Os jovens haitianos que desejam ingressar na Fraternidade são acompanhados pelos frades até o ingresso no Postulantado. Eles mudam-se, então, para a Casa São Francisco de Assis, onde recebem as primeiras formações religiosas e ajudam na missão. Após um ano de postulantado, eles ingressam no noviciado.


Casa São Francisco de Assis na Providência de Deus
Endereço: SANTO 9 64 A CROIX-DES BOUQUETS - Port-au-Prince - Haiti
Fone: 00 21 509 31 848289
e-mails:
freigrabriel@alsf.org.brapostolashaiti@gmail.com


Missionários:

Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus
Frei Gabriel Alves
Frei Pedro 

Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus

Irmã Maria Zelinda Cardin
Irmã Maria Eugênia
Irmã Alzira de Almeida
Irmã Cláudia Adriana Aurieme

Doações:

Banco do Brasil
Agência 06916-7 - Conta Corrente: 06682-6

Santander

Agência 0014 - Conta Corrente 13.005017-0


*Doações mensais podem ser feitas pelo boleto bancário, débito automático ou cartão de crédito. Acesse: www.franciscanosnaprovidencia.org.br/doacao

*Dúvidas ou informações entre em contato pelo WhatsApp (17) 98157-1414 com a equipe de Captação de Recursos




Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas