“Jesus percorria as cidades e aldeias anunciando a Boa Nova, curando os doentes, expulsando os demônios... depois se retirou a sós para orar”. Nesta missão de acolher aqueles que o mundo rejeita, assumimos três Dimensões do Carisma, inspirados na Vida de Jesus Cristo que: anunciava a Boa Nova (Missão); curava e alimentava os necessitados (Assistência e Saúde); e retirava-se a sós para Orar (Contemplação). São Francisco também assumiu essas três dimensões para sua vida.
Dimensão Assistência e Saúde
“Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10)
Nesta dimensão, nós atuamos no auxílio e recuperação de dependentes químico (Comunidades Terapêuticas e Ambulatórios); dos pacientes carentes e aqueles com doenças incuráveis (Hospitais); dos idosos (Hospita-lares, Recanto); dos andarilhos e moradores de rua (Albergue); dos que passam fome (Restaurantes Populares), das crianças (Projetos Semeando o Futuro) e das “doenças” espirituais (casas de encontro e retiros).
Dimensão Missionária
“Por onde andares, anunciai que o Reino dos Céus está próximo. Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa” (Mt 10, 7.12) Tornamo-nos “Arautos do Grande Rei”, a exemplo de São Francisco, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo, a Paz e o Bem onde estivermos: em nossas obras, na pregação de encontros, nas missões populares, etc.
Dimensão Contemplativa
“Depois, Jesus subiu a montanha para orar na solidão” (Mt 14,23)
Todos nós somos convidados a ter uma intimidade com Deus na oração, a exemplo de Jesus e de São Francisco. Como franciscanos, somos convidados a fazer de cada momento de nossa vida e missão uma oração. Nossa contemplação se dá nos momentos individuais de oração, mas também em nosso trabalho e em todas as nossas atividades, pois tudo o que fazemos é consagrado à Deus.