Primeiramente, temos claro que “franciscanos somos e franciscanos queremos ser”! Essa diretriz nos move a buscar o entendimento do franciscanismo em sua origem, e atualizá-lo com fidelidade nos dias de hoje.
Ser um franciscano é ser um bom cristão, isto é, se propor a viver uma vida santa. É tornar o evangelho vivo por meio de nossas ações diárias. Pois para o Franciscano o Evangelho é a regra de vida.
Para tornar vivo o evangelho é preciso criar em nossa vida uma profunda intimidade com Jesus, de modo a assimilá-lo, é viver num alegre esforço em busca da salvação até que Cristo se forme em nós, ou em outras palavras, até permitir que Cristo viva em nós: amar como Jesus amou; pensar como Jesus pensou; sonhar como Jesus pensou. Para tornar vivo o Evangelho é preciso fazer com que as palavras cessem e as obras falem.
Ser franciscano é ser missionário, viver Testemunhando o profundo amor que sente do Pai, viver testemunhando o profundo amor que sente pelo Pai; é amar todas as criaturas, pois delas somos irmãos. É vencer-se dia-a-dia para buscar a perfeição de vida e a construção do reino de Deus, de modo que todos possam gozar da bondade infinita de Deus.
Mas somos Franciscanos Na Providência.
Providência de Deus é a vontade e a ação de Deus em nossa vida. Cada um de nós vive uma certeza: Deus cuida de mim como se eu estivesse sozinho no mundo. Deus tudo Provê para nossa salvação e para o nosso bem: tudo concorre para o bem àqueles que amam a Deus.
A Devoção e Amor a Mãe de Deus e nossa é outra marca do franciscano na Providência. A reza diária do santo terço não é obrigação, mas um singelo carinho mariano. Vemos em Nossa Senhora o modelo dos consagrados, dos missionários, dos filhos de Deus: dóceis a Palavra do Pai, sensível aos sinais dos tempos, e sempre prontos e disponíveis para servir alegremente o próximo.
Ser Franciscano na Providência é acolher a vontade de Deus em nossa vida, é acolher os irmãos como Dom de Deus para nossa existência, é acolher toda criatura como sinal da bondade do Pai. Por isso cultivamos o acolhimento como uma característica de nossa vida.
Orações
Segundo atesta um manuscrito de Assis, São Francisco mandava rezar louvores a Deus antes de cada hora canônica, dando aos irmãos o melhor exemplo neste sentido.
Orações que rezamos todos os dias:
Oração da Providência
Oh! Providência, ó divina providência do altíssimo Deus, tende Provido, provê e proverá. Providência de
Deus tende piedade de nós.
Nós vos Adoramos
Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas que estão pelo mundo inteiro, e vos bendizemos, porque pela vossa santa cruz remiste o mundo.
São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate; sede nosso auxílio contra as maldades e ciladas do demônio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere, e vós, Príncipe da milícia celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Amém
Angelus
℣. O Anjo Rogai do Senhor anunciou a Maria
℟. E ela concebeu do Espírito Santo
℣. Eis aqui a Serva do Senhor
℟. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra
℣. E o Verbo divino se fez carne
℟. E habitou entre nós!
℣. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
℣. Oremos: Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a encarnação do Vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da ressurreição. Por Cristo, Nosso Senhor.
℟. Amém.