Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Lar Nossa Senhora do Carmo na Providência de Deus
Brasil / São Paulo / Álvares Machado
(18) 99180-9344

Endereço
LOCALIZAÇÃO:
Estrada Córrego da Paca, s/n, Vila Rural
CEP: 19.600-160

CORRESPONDÊNCIA:
Rua Pedro Mázzaro, 264
Centro - Álvares Machado (SP)
CEP: 19.600-000
Caixa postal: 30

A comunidade terapêutica tem capacidade para 60 pacientes e foi criada em novembro de 2010, para acolher, e tratar os dependentes químicos, ajudando-os a recuperarem a dignidade e a cidadania roubada pela droga. No local, são atendidas pessoas de qualquer segmento da população, sem distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religioso das pessoas atendida.


A internação de adultos do sexo masculino para desintoxicação é um trabalho pioneiro e bastante complexo. Os atendidos chegam à comunidade com autoestima muito baixa, forte crise de identidade, vínculos familiares rompidos e falta de perspectiva para o futuro. O corpo também está debilitado pelo uso contínuo dos entorpecentes. A higiene pessoal e a alimentação precisam ser acompanhadas durante o início do tratamento.


A triagem dos pacientes é realizada no Ambulatório de Álcool e Drogas, situado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente, e depois da avaliação, são encaminhados para comunidade terapêutica. A triagem é realizada por profissionais capacitados, como psicólogos, psiquiatras, assistente social, enfermeiro.


O tratamento se divide em quatro ciclos de aproximadamente 33 dias cada. Cada ciclo, divide-se por grupos de apoio que encontram-se nos mesmos aspectos sociais e psicológicos na etapa. O trabalho é desenvolvido por uma equipe técnica multidisciplinar formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, educador físico e monitores. Além da dimensão física e psíquica, o tratamento contempla a dimensão espiritual, para que o paciente redescubra a sua fé. São também elementos do processo de recuperação, palestras, intervenções e grupos terapêuticos adequado para cada fase de desenvolvimento.


A comunidade é organizada de forma que toda a rotina do paciente tenha uma finalidade terapêutica: a acolhida dos funcionários, o convívio com eles e outros internos nos momentos de refeição e trabalho, por exemplo, são essenciais para restabelecer o convívio social rompido pela dependência.


No período de tratamento, os pacientes participam ainda de oficinas terapêuticas, como marcenaria, serralheria, horta, jardinagem. Denominada laborterapia, essas ações ajudam a resgatar o sentido necessário à construção e ou reconstrução de sua identidade, trabalhando suas capacidades, potencialidades, qualidades, direitos e deveres como cidadãos visando reconduzi-los à sociedade com novos princípios.


A família dos pacientes também é acompanhada pela equipe. Quando o dependente químico adoece, a família adoece junto (co-dependência). Para o sucesso da recuperação do paciente e sua reinserção na sociedade, é indispensável que a família esteja preparada para recebê-lo. Todas as dificuldades enfrentadas por eles são trabalhadas na volta da internação, para assim prepará-lo a enfrentar os problemas do dia a dia.

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas