Hospital Geral de baixa e média complexidade, com 50 leitos.
Fundado pela Diocese de São José do Rio Preto, o Hospital São Domingos a Providência de Deus está sob administração da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus desde novembro de 1999.
Antes de ser assumido pela Associação, o hospital enfrentava graves crises financeiras e estruturais. A situação se encontrava de tal maneira que os pacientes precisavam pagar pelo atendimento no Pronto Socorro. Além disso, a baixa qualidade no atendimento obrigava os moradores locais a procurar por assistência médica em hospitais de outras cidades da região.
Diante das dificuldades financeiras e estruturais pelas quais a unidade hospitalar passava, o então bispo diocesano de São José do Rio Preto, Dom Orani João Tempesta (atual arcebispo do Rio de Janeiro) fez o apelo à Associação para que essa se tornasse a responsável pela gestão do local.
Dessa forma, a Associação tornou-se responsável pelo hospital que atende uma média de 400 pacientes por dia. Com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde, a instituição é referência para toda a microrregião, composta por cidades como Nhandeara, Gastão Vidigal, Floreal, Magda, Monções, Nova Luzitânia, Sebastianópolis do Sul e Macaubal, e conta com pronto socorro, com consultas em cinco especialidades ambulatoriais. Também oferece exames laboratoriais, diagnósticos e possui uma ala destinada a maternidade.
Desde que foi integrado à Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, o hospital passou por reformas no centro cirúrgico, na ala de diagnósticos, no pronto socorro, além de receber uma capela. Em 2010, a ala de internação recebeu reformas nas paredes, troca de portas e janelas, adequação de sanitário, impermeabilização e limpeza do piso, além de ar condicionado e aparelhos de televisão.