O Hospital Regional de Presidente Prudente passou a ser receber essa denominação em 13 de fevereiro de 2009, data em que o antigo Hospital Universitário Doutor Domingos Leonardo Cerávolo (inaugurado em 1997) foi adquirido pelo Estado e, desde então, tornou-se referência em assistência médica eletiva e de urgência/ emergência a 45 municípios da região Oeste do Estado de São Paulo, com demanda indireta do Paraná e Mato Grosso do Sul.
A estrutura do HR comporta 550 leitos, todos do Sistema Único de Saúde (SUS). Além destes, há mais 56 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 adultos, 10 coronarianas, 06 pediátricas e 20 Neonatais.
Outra característica do Hospital Regional é a residência médica que conta com mais de 100 residentes nas mais diversas especialidades de medicina e estão envolvidas em todas as ações assistenciais do Hospital.
A unidade também serve como campo de estágios para alunos de medicina e outros cursos da área da saúde, em uma parceria firmada com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).
Estrutura
O prédio do Hospital Regional é composto por quatro blocos verticais, de quatro a seis pavimentos cada.
- 01 Bloco Administrativo
- 01 Bloco para serviços especializados
- 02 Blocos para unidades de internação
Todos as unidades são interligadas com escadas laterais, intermediária, amplos corredores e oito elevadores.
Para manter a máquina em funcionamento, o hospital conta com aproximadamente 1,8 mil funcionários.