O Ambulatório Médico de Especialidades “Dr. Antônio Carlos Fontoura da Silva” – AME de Presidente Prudente, é gerenciado pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus – OSS, por meio do contrato de gestão firmado com o Governo do Estado de São Paulo. Foi inaugurado no dia 22 de fevereiro de 2010, para atendimento exclusivo do Sistema de Único de Saúde (SUS), atendendo a demanda da região de Presidente Prudente, que conta com 45 municípios regulados pelo Departamento Regional de Saúde XI (DRS XI).
O AME de Presidente Prudente conta com 27 especialidades médicas e 6 especialidades não médicas, além de exames e pequenos procedimentos cirúrgicos, realizando em média de 15 mil atendimentos mensais.
Seus atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 18h00 e aos sábados das 06h30 às 13h00. Para ter acesso as consultas e exames ofertados pelo AME, o usuário deverá ser encaminhado via Unidade Básica de Atendimento (UBS) de seu município.
Álcool e Drogas
No período noturno, o AME de Presidente Prudente funciona como Ambulatório de Diagnóstico, Tratamento e Triagem para Álcool e outras Drogas.
Dependentes químicos que procuram libertar-se do vício são acolhidos e avaliados por uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiros, entre outros. São realizados, além de atendimentos individuais, reuniões em grupo.
Para ter acesso ao tratamento, basta que o dependente se dirija ao AME a partir das 19h00 às 22h00, de segunda à sexta-feira, não necessitando para isso de encaminhamento médico.
O tratamento pode ser realizado ambulatorialmente ou intensivamente, com a internação em uma das 9 casas de recuperação da Associação e Fraternidade. No caso da internação, o paciente inicia o tratamento no Ambulatório até a vaga ser liberada.
Farmácia de Medicamentos Especializados.
A Farmácia de Medicamentos Especializados (FME), anteriormente conhecida como Farmácia de Alto Custo, foi inaugurada no AME de Presidente Prudente em julho de 2010 e atende a toda população dos 45 municípios pertencentes ao DRS-XI, com a dispensação e orientação de medicamentos especializados, visando garantir tratamento em todas as fases evolutivas das doenças contempladas e, para isso, fez-se necessário uma avaliação sobre o tratamento de tais doenças, com base nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas aprovados pelo Ministério da Saúde.
Anualmente são dispensados em média mais de 370 mil medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Serviço de Audiologia.
O Serviço de Audiologia teve início no ambulatório no ano de 2012, com a missão de atender a demanda de pacientes que necessitavam de conclusão diagnóstica e aparelhos auditivos do Oeste Paulista com atendimentos 100% SUS.
A equipe é composta por médicos especialistas em otorrinolaringologia, fonoaudiólogas, assistente social, psicóloga, técnica de enfermagem, recepcionistas e equipe administrativa, que realiza consultas e exames especializados.
Como chegar ao Serviço de Audiologia?
O paciente deve ser agendado pela UBS de seu município para a especialidade “Otorrinolaringologia – Deficiência Auditiva”. Após a consulta, o médico irá solicitar exame de audiometria para averiguar a perda auditiva, caso confirmado, o paciente será encaminhado para o serviço de Audiologia.