Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Hospita-Lar Irmã Dulce na Providência de Deus
Brasil / São Paulo / Pirajuí
(14) 3584-4846 / (14) 3584-8810

Endereço
Rua Voluntário Silvano Lima, 1035, Centro
16.600-000 – Pirajuí / SP

O Hospita-Lar Irmã Dulce na Providência de Deus é um hospital especializado está sediado no município de Pirajuí-SP, localizado na região de Bauru-SP. 

Fundado em 5 de março de 2000, o Hospita-Lar tem capacidade para atender 250 pacientes geriátricos e neurológicos de ambos os sexos, sem estrutura familiar, acamados, com internação de longa permanência. O objetivo principal do hospital é acolher, cuidar e favorecer os assistidos no âmbito social-emocional e de saúde, proporcionando a eles um ambiente de afeto, cuidado e bem-estar.

O prédio que abriga o hospital ficou mais de 50 anos abandonado em Pirajuí. Construído por um grupo de médicos para ser uma Santa Casa, a estrutura localizada na região central da cidade não foi finalizada e ficou sem utilidade. O abandono incomodava Frei Francisco Belotti, fundador da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que passava pelo local sempre que visitava o Lar Dom Bosco na Providência de Deus, comunidade terapêutica para dependentes químicos localizada em Pirajuí.

Nessa época, a Associação havia firmado parceria com a Secretaria de Estado da Saúde para atender pacientes remanescentes do Hospital Psiquiátrico do Juqueri, localizado em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, que estava sendo desativado. Parte desses pacientes estavam abrigados no Lar Santa Catarina na Providência de Deus, em Jaci, e em outras instituições. No entanto, o número de pacientes que precisava de ajuda era muito grande.

Diante dessa necessidade, Frei Francisco procurou a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Pirajuí para utilizar a estrutura do hospital velho, como era conhecido o prédio na cidade, para instalar uma nova obra. A Irmandade concordou, e deu-se início a uma grande reforma para trazer vida ao então esqueleto de concreto.

Os pacientes chegaram aos poucos, em apenas duas alas. Aos poucos, o hospital foi sendo ampliado até abrigar, com conforto, os pacientes. O espaço físico é arejado, amplo e bem distribuído. Os blocos são divididos em masculino e feminino, e são compostos por quartos de dois a quatro leitos, com banheiros, posto de atendimento de enfermagem, sala de curativo, DLM e expurgo, além de sala de emergência, que dá suporte com qualidade aos assistidos mais comprometidos clinicamente.

As internações são realizadas de acordo com critérios técnicos, atualmente as internações são reguladas pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru - DRS VI - SP. Por isso, para solicitar uma internação, é preciso agendar uma visita com o serviço social do hospital para orientação. As internações são realizadas de acordo com a disponibilidade de vagas.

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas