Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Hospita-Lar Irmã Dulce na Providência de Deus
Brasil / São Paulo / Pirajuí
(14) 3584-4846 / (14) 3584-8810

Endereço
Rua Voluntário Silvano Lima, 1035, Centro
16.600-232 – Pirajuí / SP

Email: administracao.irmadulce@alsf.org.br

Instagram: @larirmadulcenpdpirajui

O Hospita-Lar Irmã Dulce na Providência de Deus é um hospital especializado de longa permanência (ILP) está sediado no município de Pirajuí-SP, localizado na região de Bauru-SP. 

Fundado em 5 de março de 2000, o Hospita-Lar tem capacidade para atender 236 pacientes geriátricos e neurológicos de ambos os sexos, com ou sem estrutura familiar, acamados ou parcialmente dependentes, com internação para cuidados paliativos, reabilitação e/ou longa permanência. O objetivo principal do hospital é acolher, cuidar e favorecer os pacientes no âmbito social-emocional e de saúde, proporcionando a eles um ambiente de afeto, cuidado e bem-estar.

O prédio que abriga o hospita-lar ficou mais de 50 anos “abandonado” em Pirajuí, era um local de morte que se transformava em um local de vida, esperança e recomeços.

Conheça melhor essa história: Clique Aqui

Construído por um grupo de pessoas, a estrutura de alvenaria localizada na região central da cidade não foi finalizada e sem utilidade passou a ser por longos anos um local cercado por moradores de rua, usuários de drogas, tendo sido inclusive cenário para suicídio. O abandono desse prédio incomodava Frei Francisco Belotti, fundador da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que passava pelo local sempre que visitava o Lar Dom Bosco na Providência de Deus, comunidade terapêutica para dependentes químicos do sexo masculino também localizada no município de Pirajuí.

Nessa época, a Associação havia firmado parceria com a Secretaria de Estado da Saúde para atender pacientes remanescentes do Hospital Psiquiátrico do Juqueri, localizado em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, que estava sendo desativado. Diante dessa necessidade, a estrutura do “hospital velho”, como era conhecido, passou por diversas reformas e adequações para receber os primeiros pacientes, esses, chegaram aos poucos, em apenas duas alas, enquanto isso o hospital foi sendo ampliado até abrigar, com conforto, as demais internações totalizando 236 pacientes. O espaço físico é arejado, amplo e bem distribuído. Os blocos são divididos em masculino e feminino, e são compostos por quartos de dois a quatro leitos, com banheiros, posto de atendimento de enfermagem, sala de curativo, DLM e expurgo, CEM, sala de emergência, quarto de isolamento respiratório e contato, além das salas de reabilitação: fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, salão de beleza, cozinha terapêutica e outros que dão suporte com qualidade a todos os pacientes.

As internações são realizadas de acordo com critérios técnicos, atualmente são reguladas pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru - DRS VI - SP. Por isso, para solicitar uma internação, é preciso procurar o serviço social do município de origem do paciente e esse serviço solicita a vaga via DRS.
Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas