O Lar Santa Maria na Providência de Deus é uma comunidade terapêutica feminina para recuperação de dependentes químicas. Tem capacidade para acolher 45 mulheres.
A casa iniciou suas atividades em 19 de agosto de 2014. Conta com equipe técnica completa para oferecer o melhor acolhimento e tratamento às pacientes que buscam a recuperação: psiquiatra, médico clínico, enfermeiro, psicólogos, assistente social, terapeuta educacional e educadores físicos, além de monitores e assistência espiritual. O tratamento é gratuito.
O esforço da equipe visa devolver à paciente os meios para recuperar a auto-estima e assim retomar a própria vida, devastada pelo álcool e pela droga. Aos poucos, a mulher vai se reencontrando consigo e com Deus, encontrando forças para reerguer-se e seguir em frente. Para isso, ela é reinserida dentro de uma rotina diária de atividades terapêuticas, que ajudam-nas a reencontrarem-se.
A internação é voluntária. Quem desejar fazer o tratamento, precisa passar por um dos ambulatórios de triagem, que funcionam em São José do Rio Preto e Presidente Prudente (todos os dias, das 19h às 22h) ou em Pirajuí e Estrela d'Oeste (às terças-feiras, a partir das 17h).