“Os filhos deste mundo são mais
espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lc 16,8)
Um dos piores vírus que ameaça e mina as forças
de nossas comunidades cristãs é a falta de iniciativas, é a atitude de
acomodar-se com o de sempre, seguir os caminhos trilhados da rotina e da
repetição. Rebanho “dócil”, sujeito a manipulações legalistas, sem maiores
pretensões e sem criatividade no anúncio da Boa Nova do Evangelho.
Enquanto “dormimos” em nossa apatia e
acomodação, outros (a partir de seus interesses próprios ou de grupos) aguçam
sua inteligência e afinam novas estratégias, saem pelos caminhos e fazem ouvir
sua voz.
Os “filhos deste
mundo”
tem mais “iniciativas” e ideias que os chamados filhos da luz. Até parece que a
luz nos faz adormecer e nos acomodamos em um modo “normótico” de viver.
A parábola do evangelho deste
domingo não pretende se referir em absoluto à corrupção e ao roubo, mas ela está
centrada numa questão radical: “Os filhos das
trevas são mais astutos que os filhos da luz”.
Em cada um de nós convivem a luz e as trevas. A parábola parece conter uma profunda ironia, ao
confrontar-nos conosco mesmos e perguntar-nos de que maneira procedemos nos
assuntos que concernem às “trevas” (ego) e naqueles que potenciariam a luz que
somos.
A experiência nos diz que, quando
é nosso ego que toma iniciativa, ele
ativa meios, recursos, táticas, estratagemas..., com a finalidade de sobressair
vaidoso e assegurar sua sobrevivência (como faz o empre-gado da parábola, que
representa, justamente, o nosso próprio ego e seu mundo de interesses).
O que ocorre com a luz que é a nossa verdadeira identidade?
Quê fazemos com o melhor de nós mesmos? Se empregássemos tanta motivação e tantos
meios para que nossa verdadeira identidade se manifestasse e deixasse sua marca,
nosso mundo seria bem diferente.
Jesus, na parábola, não louva o mal
administrador por sua péssima administração e roubos. O que Jesus quer destacar
é sua “inteligência” e “esperteza” para garantir seu
futuro, a astúcia com que atua para atrair a benevolência dos credores de
seu amo.
E aqui começa a “operação futuro” daquele
administrador. Astuto e vivo, ele, antes de apresentar o balanço final,
consegue fazer reduções nas dívidas dos credores. Objetivo? Fazer “amigos” para
que quan-do fosse despedido do trabalho pudesse ser socorrido por eles em
momentos de penúria.
Estamos falando do astuto a
serviço de si mesmo (quer que os devedores o ajudem...; está comprando a solidariedade
e a colaboração deles). Certamente, este administrador inicia uma subversão,
mas o faz em favor de si mesmo, dentro do grande “clube” daqueles que se
aproveitam roubando dinheiro. Não lhe interessam os bens do amo (nem a vida dos
pobres), mas sua própria subsistência, em um mundo de ladrões que se sustentam
a si mesmos, roubando do grande capital para benefício próprio.
Assim como alguns usam sua inteligência
e sua astúcia para causar morte (tráfico de drogas e construção de
armas, máfias de tráfico de pessoas e de prostituição, corrupção na
administração pública...), porque não podemos ativá-la para buscar caminhos de
justiça, criar pontes de reconciliação, despoluir o ambiente hediondo que nos
envolve?
Subitamente, o relato de hoje dá um salto e nos
leva do administrador injusto (que atua astutamente no interesse próprio) à exigência e
possibilidade de converter o “dinheiro da
iniquidade”
(dinheiro que mata) em fonte de justiça e de amizade.
O dinheiro, enquanto mediação
necessária, entra na categoria dos meios humanos a serviço de um fim.
Trata-se de fazer com que ele seja
transparente, na linha da fraternidade e do Reino, ou seja, converter o
dinheiro naquilo que deve ser: um meio de “relação transparente entre pessoas”,
um meio de justiça e solidariedade amorosa, para que o ser humano atinja a meta
de sua vida.
O dinheiro, portanto, aparece como algo funcional, mas facilmente pode se converter
em senhor e dono da vida. Por sua própria natureza, ele confere uma segurança e
uma autossuficiência que nenhum outro objeto pode fornecer.
Jesus tinha consciência dos
riscos e perigos de uma vida enredada no dinheiro. Ele sabia da força de
sedução que a riqueza exerce e da capacidade que ela tem de obscurecer a
percepção correta da realidade. Jesus expressa isso dizendo: “Não podeis
servir a Deus e ao dinheiro”.
Com estas palavras, Ele não só desvela
nossa tendência a divinizar o dinheiro, mas volta a insistir no dilema
anterior: na prática, quê nos interessa mais, o dinheiro ou Deus? Quem,
na verdade, ocupa o centro de nossa vida?
Entre as coisas que podem desordenar a pessoa,
o dinheiro, sem dúvida,
tem um poder de sedução todo especial. Ele revela o risco de gerar uma dinâmica
de ganância, sem freio, que a pessoa não controla, endurecendo seu coração e
conduzindo-a à presunção de autossuficiência, de se bastar a si mesma e de não
precisar de mais ninguém.
Além disso, existem outras manifestações
ligadas à ânsia de fazer do dinheiro o centro da vida: o desejo de prestígio, a
ilusão de onipotência, de poder, de mando, o anseio de títulos, da aparência,
de ciência, de status. E a vida não se ordena enquanto o fator dinheiro,
desestabilizador por seu caráter “pegajoso”, não se situa no seu devido lugar.
De fato, o dinheiro, ao se tornar
um fim em si mesmo, longe de pacificar, gera sempre novos temores, ansiedades e
inseguranças: medo de perder o que foi conquistado, medo de que um rival
consiga um bem cobiçado, ou ainda de ser superado na escala social, tornando
vãos todos os esforços de uma vida...
Outro sentimento típico do
avarento é a tristeza, ligada à frustração de não poder nunca encontrar algo
que o satisfaça, fazendo-o sentir-se cada vez mais indigente. Torna-se tão
pobre que só tem dinheiro.
Aquele que põe seu tesouro no dinheiro, põe ali o seu coração, seu
interesse, sua força e sua afetividade. O dinheiro tem um tal poder de
absorção, que ele se torna rival de Deus.
Quando uma pessoa faz do dinheiro a orientação
fundamental de sua vida, quando o dinheiro é seu único ponto de apoio na vida e
sua única meta, então a relação com o Deus e com os outro se dilui.
A razão é bem simples. Porque o
coração do indivíduo afeiçoado ao dinheiro se esfria e se petrifica,
distanciando-se das pessoas. Tende a buscar somente seu próprio interesse, não
pensa no sofrimento, não vê as necessidades nem as injustiças que os outros
sofrem. O coração enredado pelo dinheiro corre o risco de matar o espírito
solidário, pois já não há mais lugar para o amor desinteressado, nem para a
fraterni-dade. Só vive para acumular coisas e para fazer dos outros seus
dependentes. E, por isso mesmo, nele não há lugar para o Deus que é Pai de
todos. Assim, não pode acolher a Aquele que é Amor, Gratuidade.
A verdadeira riqueza, que de fato nos pertence, é aquela que recebemos ao partilhar o melhor que há em nós mesmos, tornando-nos assim participantes da generosidade abundante de Deus.
Texto bíblico: Lc 16,1-13
Na
oração: A quem
sirvo? Quem é o “senhor”
que comanda o meu coração?
Deus
pôs em minhas mãos tantos dons, tantas possibilidades... E quê estou eu fazendo
com tanta “riqueza” que o Senhor me confiou?
Sou
um administrador fiel e solícito, ou vou desperdiçando pela vida os “bens”
(talentos e oportunidades) que o Senhor me deu e continua me cumulando?
Padre Adroaldo, scj
Fonte: http://www.senhoradorosario.org/2013/08/pe-adroaldo-palaoro-s-j.html