Associação
Fraternidade

Fraternidade /

Artigos

26/11/2012
Os mais pobres entre os pobres
Pobres entre os pobres, agora entendo porque Jesus fez opção radical, por eles, porque na hora da dor, do desespero assustador, só resta a essas pessoas suplicar: Abbá, Papai, Pai, Meu Deus.
Vivemos em mundo, tão diversificado, desde o seu espaço físico, pois quanta terra, quanto mar, mas o que mais fico pensando é a diversidade de povos, de raças etnias, línguas, culturas, gesto diferentes, que dizem a mesma coisa. Um mundo com tantas coisas belas, que irradiam a presença deslumbrante de seu Criador, um mundo que com sua grandiosidade, sua imponência nos deixa sem palavras, sim chamamos de planeta terra símbolo real da unidade, não meramente territorial, mas somos do mesmo planeta.

Mas quando somos convidados, a sairmos do idealismo, da ficção, nos deparamos com uma gritante situação real nesse mesmo planeta, criado pelo mesmo Pai, as pessoas vivem de modo desigual, não falo de cultura, mas falo de direito, onde muitas nações privam o dever, mas se esquece do direito humano de cada um
Sim poucos nesse mundo, vivem a graça de viver em berços esplendidos, quanto são milhares que vivem sem, o que é necessário para viver, não só com dignidade, mas ao menos dormir sem fome, felizes é os que conseguem dormir, pois seus filhos gritam de fome, de dor.

Pobres entre os pobres, agora entendo porque Jesus fez opção radical, por eles, porque na hora da dor, do desespero assustador, só resta a essas pessoas suplicar: Abbá, Papai, Pai, Meu Deus.

E o criador se curva a esses seus filhos que gritam o seu nome, sim se repete a cada instante o abandono da cruz, o sentimento de vazio, de sentir-se um nada, de viver cada segundo com sacralidade, pois a vida ainda pode ser expressão máxima da misericórdia.

Sim o coração de Deus, sente a dor desse povo, sim a compaixão de Deus, suscita ao coração de tantos, que são inconformados com essa realidade, mesmo que eles não tenham um pequeno pedaço de pão para partilhar com os seus, vivem a aventura de estar ao lado, aos pés da Cruz dos crucificados pela injustiça.

Essa aventura nós franciscanos na providência estamos fazendo entre os pobres, mais pobres, somos inseridos na realidade, repetindo a todo instante o abraço de São Francisco no leproso de Hoje, seja em terras Brasileiras, seja em terras Haitianas, seja-nos mais pequeninos, ou nos adultos, não importa a quem, não olhamos a quantidade, pois queremos ser balsamo de amor, nas feridas daqueles que querem desistir da vida.

Pois nós ouvimos com o nosso Coração não o Cristo, que disse: Segue-me, pois seguir por seguir não tem sentido. Nós ouvimos completamente o Cristo que diz: O que fizeres ao menor dos meus, a mim o fizeste.

Foi o tempo que procurei o Senhor em palavras, sendo que ele tem se revelado, com o seu rosto de amor em pessoas, obrigado Senhor.

 
Um abraço.

Frei Joel fnpd

Faça-se            

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas