Tudo começou do desejo do então seminarista Nélio Joel Angeli Belotti de viver de forma radical o sacerdócio.
Pe. Nélio, hoje Frei Francisco, sempre teve muito claro que o sacerdócio vai muito além das palavras da pregação, ele se concretiza na prática do amor, na caridade.
Desde pequeno nutriu admiração pela vida de São Francisco de Assis. Quando diácono, partilhou em retiro, com o pregador que desejava viver como o pobre de Assis, e dedicar-se aos portadores de hanseníase.
Qual não foi seu espanto, quando o pregador cheio do Espírito Santo, disse-lhe que a lepra de nosso tempo, não era a mesma do tempo de são Francisco. Assim aconselhava-o a meditar em abraçar a lepra de hoje.
Das palavras do pregador, tomadas como manifestação da vontade de Deus, nasceu o desejo de dedicar-se em aliviar os sofrimentos daqueles que sofrem com a lepra do século: AS DROGAS.
Assim do desejo de viver radicalmente o sacerdócio, seguindo o mandato do amor, nos passos de São Francisco de Assis nasceu primeiramente a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que conta hoje com diversas e diversificadas obras, e logo depois a Fraternidade são Francisco de Assis na Providência de Deus.
Nosso fundador, Frei Francisco, sempre teve muito claro que o sacerdócio vai muito além das palavras da pregação, ele se concretiza na prática do amor, na caridade.