Frei Tarcísio, diretor administrativo do HUSF, abriu a cerimônia agradecendo a presença de todos e falou da importância da data. Em seguida, os médicos Júlio César Gomes, responsável pela área de ginecologia e obstetrícia, e Giovanna Colozza Mecatti, responsável da UTI adulto, falaram sobre o ganho que a população terá com a nova ala de maternidade e os leitos. Giovanna ainda ressaltou a importância da humanização do ambiente da UTI, que agora conta com luz natural.
Em seguida, o Frei Francisco Belloti, presidente nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF), entidade que administra o HUSF, foi enfático em seu pronunciamento, voltado principalmente aos colaboradores do hospital. “Hoje temos que celebrar a vitória, pois é um momento de vida desta casa. Maria e José foram de casa em casa para ter o menino Jesus. A nova maternidade é a ‘Nova Belém’, para onde as mulheres vêm para ganhar seus bebês. Aqui é um lugar de dignidade para essas mulheres. Aqui nós trabalhamos para a cura dos outros, para aliviar a dor. Quem não corresponde a esse chamado, não pode trabalhar aqui”, disse o frei, que finalizou: “enquanto tantos hospitais estão fechando as portas, nós estamos abrindo”.
Em seguida, o Bispo D. Sérgio Aparecido Colombo também fez um discurso e abençoou a nova ala da maternidade e os dez novos leitos da UTI.
Em fevereiro do ano passado também foram entregues 10 novos leitos de UTI. Com essa reforma, o HUSF passa a contar com 20 leitos de UTI adulto. A nova clínica de Obstetrícia tem 15 leitos individuais, com direito a acompanhante, exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Referência de média e alta complexidade para 11 municípios da região de Bragança Paulista, o HUSF é gerenciado pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF) desde 2012. Com 30 anos de experiência na área da saúde, o objetivo da ALSF é fazer do HUSF referência regional no atendimento, com profissionais ainda mais qualificados, bem como, ser excelência no ensino das práticas da saúde.