Rio Grande do Sul, Brasil - A equipe de voluntários do Hospital São Francisco, do Rio de Janeiro, tem desempenhado um papel crucial na assistência às vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Com a Missão Amor Que Cura, a equipe está oferecendo cuidados essenciais e trazendo esperança a diversas comunidades e abrigos, mostrando o verdadeiro sentido de sua missão.
Nos dias 18 e 19 de junho, a equipe realizou um trabalho intenso em várias frentes:
Abrigo 60+:
Este abrigo acolhe 39 idosos desabrigados pelas enchentes, dos quais 10 são dependentes e acamados. A equipe forneceu banho de leito, troca de fraldas, auxílio na alimentação, atendimento médico e cuidados de enfermagem. Para os 29 idosos independentes, foram oferecidos orientação, escuta, atendimento médico e apoio de enfermagem. A equipe também realizou a limpeza dos quartos e banheiros no quarto andar do abrigo, utilizando escadas e ajudando cadeirantes a se deslocarem para a área de convivência e banheiros no térreo.
Abrigo Cecore:
Este abrigo está acolhendo 60 pessoas, incluindo várias famílias vulneráveis. A equipe ofereceu atendimento médico, apoio de enfermagem, brincadeiras com crianças e momentos de escuta, proporcionando um ambiente mais acolhedor e humanizado para os desabrigados.
Eldorado do Sul: A missão levou medicamentos com o auxílio de um farmacêutico para organizar uma farmácia adaptada, facilitando a distribuição de remédios. A equipe de voluntários visitou casas em seis ruas diferentes, oferecendo assistência médica, momentos de escuta e consultas. Em duas dessas ruas, ainda alagadas, a equipe ofereceu apoio especial, com profissionais de diversas áreas, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e um frei religioso. As visitas incluíram a orientação para obter medicação na sede de apoio, atendendo idosos, adultos e crianças.
Hoje, a missão continua em Canoas, na Comunidade Matias Velhos, onde ações semelhantes serão realizadas para levar cuidado e conforto aos necessitados. A dedicação da equipe do Hospital São Francisco é um exemplo de compaixão e profissionalismo, levando alívio e esperança às comunidades afetadas pelas enchentes.
A missão do Amor Que Cura da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus mostra que, mesmo em meio à adversidade, a união e a solidariedade podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas.